22 de novembro de 2015

A.S. Byatt, Possessão




Da sinopse do livro:

A trama se passa na Inglaterra, em 1858. O poeta inglês Randolph Henry Ash escreve uma carta endereçada a uma mulher e, mais de cem anos depois, essas palavras propõem um novo enigma para um grupo de estudiosos: quem seria a destinatária de uma correspondência amorosa até então desconhecida? Em busca da verdade, inicia-se uma inflamada e apaixonante investigação que, em clima de thriller, torna-se aos poucos uma história surpreendente, repleta de conflitos intelectuais e afetivos, resultado da contaminação do presente pelas relações amorosas e pela poesia do passado.
Inscrevendo-se ao mesmo tempo na tradição de literatura policial inglesa e nas sofisticadas tendências intertextuais e metalingüísticas da ficção contemporânea, a escritora A. S. Byatt compõe neste livro uma intrigante narrativa onde se perdem os limites entre o verídico e o ficcional, entre a literatura e a teoria dos estudos literários.

Eu geralmente cito Possessão quando me perguntam qual é o meu livro favorito. A obra, premiada no exterior, parece ser quase que desconhecida por aqui. Descobri essa verdadeira jóia literária quase que por acaso, na minha longa vida de rato de bibliotecas e livrarias online. Nunca li a tradução, li o original em inglês, portanto não sei dizer se a versão nacional preserva a mágica da obra. Espero que sim.

Aconselho uma leitura lenta, de gole em gole, aos poucos, como se você degustasse uma taça de um vinho raro. Quando você acabar de ler esse livro vai sentir saudades dele, e certamente um dia vai querer ler de novo. Tem um pouco de tudo: elementos mitológicos, debates intelectuais, romance, mistério, além de um final intrigante. Faz pensar e diverte, o que o torna praticamente perfeito aos meus olhos.




O livro também foi adaptado para o cinema em 2002 (link IMDB aqui), com Aaron Eckhart e Gwyneth Paltrow nos papéis de Roland e Maud, o casal moderno que começa a investigar a vida dos poetas vitorianos Randolph Henry Ash e Christabel LaMotte, interpretados pelos atores ingleses Jeremy Northam e Jennifer Ehle. Aqui vai uma crítica ruim: é uma das mais decepcionantes adaptações de um romance para eu cinema que eu já vi. De qualquer modo, fica a dica para quem quiser conferir. Além de ter condensado a história demais, o pecado foi mudar a nacionalidade do personagem Roland (Aaron Eckhart) de inglesa para americana. A americanização do personagem não deu muito cetro. O  que salva um pouco, porém, além da bela fotografia, é a dupla britânica Jeremy Northam e Jennifer Ehle - ela, mais conhecida pela atuação na quase icônica versão  da BBC de "Orgulho e Preconceito", ao lado de Colin Firth. 






Onde encontrar:

Possessão foi publicado há algum tempo mesmo aqui no Brasil, e, pelo que vi, encontra-se esgotado na maioria das livrarias. Mas se você gosta de se aventurar por bibliotecas ou por sebos, eu garanto que a busca valerá a pena. Tenho certeza de que você vai me agradecer depois! De qualquer modo, aqui vão alguns links:





Maria Spartali Stillman, Beatrice


Edward Burne-Jones, The Beguiling of Merlin
:-)

Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário