31 de maio de 2017

Leitores chatos

Li ontem um artigo na página Homo Literatus com o qual me identifiquei, pois, de certa forma, retrata o meu espírito com relação a leitura. O fato é que eu não suporto um leitor chato. E existem muitos por aí. Pior que um leitor, aquela pessoa que nunca pega em um livro do que um leitor chato. Um não leitor pode ser convencido com o livro certo para ele. Já o leitor chato dificilmente muda, ele vai ficar sempre preso às suas regras arraigadas. Se mudar, vai demorar muito tempo.

Resumo, em minhas palavras, as regras para reconhecer um leitor chato segundo o Homo Literatus:

1.
Aquele leitor que, quando em uma conversa sobre livros e literatura, sempre aponta aquele autor que ele julga ultra hiper mega importante quando você o esquece de mencionar.

2.
Aquele sujeito que se julga um gênio diferenciado do resto da humanidade só porque leu certas obras de uma lista seleta (certamente criada por ele mesmo). 

3.
O leitor que fala mal de certos livros/autores sem nunca te-los lido. Talvez o chato entre todos os chatos.

4.
Aquele que descarta o livro de plano, dizendo que a leitura será uma perda do seu precioso tempo de gênio leitor. 

5.
Por fim, aquele que julga ser mais inteligente só porque lê mais que os outros. Não é bem assim, não é?

Acrescento só mais um tipo de leitor chato, um que me irrita particularmente, mas que parece não incomodar a maioria dos outros ratos de livraria como eu:

6.
Aquele leitor que:

- Atrapalha a sua leitura tentando ver a capa do livro que você está lendo;

ou

- Interrompe a sua leitura para perguntar o que você está lendo. Se ele for além e querer discutir ou criticar o seu gosto literário em seguida. 

Os deuses me livrem! Chatos entre os chatos!

Boas leituras! 

E se você se reconhece nos sinais acima, segure um pouco essa chatice, assim como eu tento segurar a minha quando a detecto. Abra a sua mente! Você pode se surpreender...

:-)

S.

(Colagem S.C. Zerbetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário