23 de fevereiro de 2016

Guillotine!



Agora há pouco eu estava escutando a RAI Radio 1 pela internet. Fiquei sabendo que Umberto Eco será sepultado hoje, e a cerimônia fúnebre ocorrerá no Castello Sforzesco em Milāo. A radio italiana, de pouco em pouco, apresenta depoimentos de intelectuais das mais variadas áreas sobre o falecido escritor. O que mais me chamou a atençāo foi o seguinte. Um amigo de Eco narfou que se encontravam frequentemente para um aperitivo no final da tarde. Lá pelas seis e meia, Eco se despedia, invariavelmente, dizendo: Agora tenho que ir embora, pois quero ver a guillotine.

Bravissimo Umberto!

Explico.

guillotine - guilhotina - corresponde à última etapa de um quiz show muito popular na TV italiana, denominado L'Eredità (A Herança), que vai ao ar diariamente, de domingo a domingo, por volta das 7 da noite. As provas do show envolvem, na sua maioria, jogos de palavras, e também perguntas de conhecimentos gerais. Costumo nāo perder L'Eredità quando estou na Europa, aqui no Brasil assisto, de vez em quanto, pela RAI Internacional. Além de divertido e bem humorado, é muito útil para atualizar e aumentar meu vocabulário na lingua italiana. Sei que muita gente dá aquele sorrisinho amarelo ou me olha meio torto quando falo dessa minha mania ocasional, e tento me safar falando da utilidade do programa para mim. Entendo que para os outros é um game show, comumente associado ao que há de mais trash na televisāo, seja na Itália, seja no Brasil, seja em qualquer parte do mundo.



E agora escuto que o grande Umberto Eco, um dos meus escritores favoritos, cuja reputaçāo intelectual é indiscutível, nāo perdia um episódio!

Que os verdadeiros e falsos intelectuais que andam por aí aprendam essa liçāo . Nāo é a forma que a informaçāo chega a você que é importante, é o que você faz com ela

Ler um best seller e assistir um reality show nāo tornam você um lixo intelectual, se você sabe separar o joio do trigo, sabe o que esta lendo ou vendo e como isso se coloca dentro de sua escala pessoal de qualidade, de valores, para daí extrair algo que seja útil para o seu crescimento e/ou o bem estar da sua alma. Ainda que o resultado desse processo nāo seja necessariamente a aquisiçāo de informaçāo ou conhecimento, mas a diversāo pura e simples, livre de stress e sem maiores preocupações. Nāo acredito que haja nada de errado com isso.

Afinal, se o gênio Umberto Eco nāo perdia o seu game show todos os dias, guardadas as devidas proporções, quem somos nós para condenar ao inferno quem assiste um Big Brother de vez em quando? 

E ainda que os intelectuais de plantāo afirmem que eu acabei de escrever um monte de besteiras... E daí? 

Pelo menos eu me diverti. E estou em muito boa companhia.



Boas leituras!

:-)

S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário