27 de outubro de 2016

A Arte do Zentangle, vários autores



Ora ora, quem diria! 

Parece que hoje em dia se pode ganhar muito dinheiro com qualquer coisa, o segredo é ter a idéia primeiro... Foi isso que pensei quando, no meu último passeio por uma livraria, me deparei com A Arte do Zentangle.



A arte do Zentangle traz diversão e inspiração tanto para quem já conhece quanto para quem nunca ouviu falar dessa forma de arte inovadora. É indicado para entreter e costuma ter efeito relaxante sobre quem pratica. Fácil de seguir, o livro ensina a criar zentangles básicos e padrões singulares criados por quatro professoras certificadas. Após conhecer algumas ferramentas e materiais básicos, você será convidado a explorar o mundo interessante e único do zentangle por meio de uma variedade de estímulos criativos, projetos e exercícios práticos. É possível criar os padrões seguindo passo a passo as lições simples. A partir daí, é comum enxergar novos desenhos em todos os lugares em que você estiver! É estimulante e viciante! Desperte seu lado criativo aprendendo a fazer Arte Inspirada no Zentangle (ZIA), mandalas, painéis vibrantes e muito mais. Com dicas da técnica e páginas para treinar que são um convite para enredar o seu próprio coração, você será imediatamente fisgado por esta arte divertida! Comece agora mesmo e aproveite melhor seu tempo livre!

O livro não é um romance, obviamente, ao contrário dos outros sobre os quais escrevo por aqui. Parece-me que é uma curiosa (e lucrativa) tentativa de elevar aqueles rabiscos que todo mundo já fez nos cantos dos cadernos da escola a uma forma de arte, por assim dizer. Achei interessante descobrir que aquilo agora tinha um nome patenteado, uma série de livros, blogs e websites... em suma, uma verdadeira indústria por trás. Pena que não tive a mesma idéia antes! Para quem ficou curioso, é só dar uma olhada no site oficial. Parece que até existem professores certificados. Uau! Impressionante! 

Falando seriamente, sou uma alma artística aprisionada em um corpo com pouco ou nenhum talento artístico. Não me lamento, pois isso me dá a oportunidade de apreciar a arte em todas as suas formas, talvez até com mais liberdade. Adoro manipular cores, sou atraída por caixas de lápis de cor e tinta como se essas fossem imãs gigantes (e multicoloridos). Porém, sou péssima desenhista, e nunca passo dos rabiscos, às vezes melhores, às vezes piores. Tenho idéias, mas não a habilidade suficiente para passá-las para o papel, a não ser que eu adeque essas idéias ao que sou capaz de fazer. Se eu fosse artista plástica, seria uma espécie de Romero Britto (outro que chegou antes de mim, pois eu fazia aqueles mesmos desenhos cheios de recortes, lembrando mosaicos, desde criança - e ainda faço). Para mim, o livro tem algumas idéias bacanas, de como transformar uma forma simples - um coração, o contorno de um peixe, por exemplo - em algo interessante. Dá para se divertir bastante, e o resultado é capaz de agradar aos olhos, sem ser frustrante.

Fazia muito tempo que eu não desenhava e pintava, apesar de ter passado pela febre dos livros para colorir (que ainda compro se vejo algum interessante). No meu caso, a mania recomeçou por causa do livro Q&A for Creatives - infelizmente sem tradução aqui no Brasil.



Esse livro te desafia a fazer um desenho por dia, respondendo a uma pergunta ou atendendo a um tema. É uma terapia divertida, e dá a oportunidade de ir além de um mero desenho acadêmico, forçando a usar a criatividade para preencher o espaço dentro do tema proposto para aquele dia. Os resultados são, às vezes, surpreendentes. Enfim, foi esse o livro que puxou o fio da meada que me levou a descobrir que meus rabiscos tinham nome.

Por ora é só. Uma breve pausa na leitura dos meus livros sombrios... que eu também adoro.

Divirta-se!

:-)

S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário