26 de novembro de 2016

Livro do dia: Doutor Jivago (Dr. Zhivago), Boris Pasternak




Eis um livro que me trás memórias... 

Eu já era fã do filme de David Lean ao tempo em que eu era estudante de intercâmbio nos Estados Unidos. Talvez por estarmos vivendo naquela época em pleno regime militar, o livro era quase impossível de ser encontrado no Brasil, portanto eu não o havia lido ainda. Um belo dia, em uma feira de livros usados na cidade onde morava, encontrei uma cópia desse romance fabuloso. Não me separei dele durante muito tempo - depois o livro acabou perdido ou doado, nem me lembro mais! Longo e épico, mas muito interessante e gostoso de ler.

Título:
Doutor Jivago (Dr. Zhivago)

Autor:
Boris Pasternak






Sinopse:

Os originais de 'Doutor Jivago' contrabandeados para a Itália foram publicados pelo editor milanês Giangiacomo Feltrinelli, integrante do Partido Comunista Italiano, em 1957. 'Doutor Jivago' trata da impossibilidade da realização pessoal diante de um estado totalitário em formação. O conturbado amor de Lara e Jivago, tendo a Revolução Russa como um dos principais personagens.

Ano de publicação:
1957 (Itália)

Língua original:
Russo





Edição em português:



Cinema ou TV:
O premiado film de David Lean, de 1965. A versão é muito mais romanceada, e, se bem me lembro, a primeira e a última cena não fazem parte do romance. Uma boa adaptação, em que pese o over acting do ator que faz o papel do protagonista.



Indicado para: 
Adultos



A arte serve a beleza, e a beleza é a felicidade de possuir uma forma, e a forma é a chave orgânica da existência; tudo o que vive deve possuir uma forma para poder existir, e, portanto, a arte, mesmo a trágica, conta a felicidade da existência.

Boris Pasternak, Dr. Jivago



Nenhum comentário:

Postar um comentário