Outro que faz parte da minha estante permanente...
E outro que eu não entendo porque não foi traduzido para o português. Pelo menos nas minhas pesquisas rápidas antes de escrever essa mini resenha eu não encontrei. Eu até posso entender o motivo, é uma obra longa, cheia de detalhes, um trabalho hercúleo para qualquer tradutor. Ademais, para o mercado editorial, não é algo que vá atrair a um grande público.
De qualquer modo, uma pena.
Andrew Chaikin levou cerca de oito anos para escrever A Man on the Moon. Fez pesquisas extensas, entrevistou os personagens principais envolvidos em todo o processo. A Man on the Moon (O Homem na Lua) conta a história do programa espacial norte-americano, desde as primeiras missões até o final do projeto Apollo em meados dos anos 70, que teve como ápice a chegada do homem à lua em 1969. Narra os sucessos e os fracassos, as tragédias, as controvérsias, os dramas pessoais dos personagens principais envolvidos nas missões, o que se passava com as famílias dos astronautas, sem esquecer os momentos humorísticos, as anedotas. Pouco ou nada é deixado de lado pelo autor.
O livro serviu de base para uma série da HBO produzida pelo Tom Hanks em 1998, Da Terra à Lua (From the Earth to the Moon). Pelo que me lembro, Hanks interessou-se pelo projeto durante as filmagens de Apollo 13 (um dos meus filmes favoritos), cujo roteiro também se utilizou de elementos do completíssimo trabalho de Andrew Chaikin. De vez em quando algum canal de TV à cabo a reprisa na íntegra - eu mesma já assisti várias vezes. Para quem viu e não lê em inglês, fica a dica. A produção para a TV é cinematográfica, e está a altura do livro, isso eu garanto. Para quem viu a série e quer mais detalhes, o livro é essencial.
Engana-se quem possa pensar que a leitura é monótona, já que se trata, essencialmente, de narrativa de fatos históricos, na qual o autor buscou ser o mais fiel possível à realidade dos fatos. Longe disso. Trata-se de uma narrativa empolgante, que prende a atenção do leitor da primeira à ultima página. Além disso, o livro é muito bonito, ilustrado com fotos da época. Para quem gosta do tema, é imperdível.
A Man on the Moon era um livro que estava meio esquecido na minha estante até agora há pouco, menos de uma hora atrás, quando fui atrás da minha pilha de livros para serem lidos que eu ia fotografar para este blog. Foi bom eu tê-lo. Vou precisar incluí-lo na pilha para uma releitura... Não cheguei a reler na íntegra, somente os trechos que achava mais interessantes, como aqueles que se referiam às missões Apollo 8 (que na minissérie é o melhor episódio, diga-se de passagem) e Apollo 11.
Boas leituras!
:-)
S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário