3 de abril de 2017

Livro do dia: As Máscaras de Deus, Joseph Campbell

(Josephine Wall)

Título:
The Masks of God

Autor:
Joseph Campbell




Sinopse:

Vol 1: Mitologia Primitiva

Neste primeiro volume, dos quatro que compõe 'As Máscaras de Deus', Joseph Campbell aproxima-nos de uma mundo e de uma experiência de vida que nos podem parecer distantes, mas que ainda estão presentes em muitas das nossas crenças, medos e ansiedades. O brilhantismo de Campbell está no fato de abordar as mitologias dos povos sob uma perspectiva não apenas antropológica, mas também histórica e psicológica. Com isso recria a textura de um passado que não ficou lá, enterrado nas cavernas ou confinado a livros acadêmicos de difícil compreensão. Esse passado continua pulsando no âmbito do inesgotável mundo interior das culturas e dos indivíduos, despertando assim um interesse sempre atual.

Vol 2: Mitologia Oriental

Este volume, segundo dos quatro que compõem a tetralogia As Máscaras de Deus, inicia com uma reflexão sobre o diálogo mítico entre Oriente e Ocidente: Campbell mostra de maneira singular o encantamento onírico da tradição contemplativa oriental - cujo propósito é a identificação e fusão com o divino. A contrapartida ocidental revela a separação entre as esferas divina e humana; a questão suprema não é a identificação, mas o modo de relacionar-se com a divindade. Este volume aborda mitologias que se desenvolveram na Suméria, no Vale do Nilo, na Índia dravídica, védica e budista, na China taoísta e confuciana, na Coréia, no Tibete e no Japão.

Vol 3: Mitologia Ocidental

'As Máscaras de Deus' é um dos mais importantes trabalhos do autor, em que ele apresenta suas pesquisas sobre a mitologia do mundo. Neste volume, explora o desenvolvimento da Mitologia Ocidental, estabelecendo uma sistemática e fascinante comparação entre os temas que subjazem a arte, o rito e a literatura do mundo ocidental. Ao fazer isso, reafirma sua constante reflexão: de que a unidade da raça humana, não apenas em sua biologia, mas também em sua história espiritual, está revelada em toda parte como uma sinfonia única, com seus temas anunciados, desenvolvidos, ampliados e sucessivamente distorcidos, reafirmando e ainda hoje, em todas as partes, ressoando juntos.

Vol 4: Mitologia Criativa

A Palas Athena Editora tem a satisfação de anunciar seu próximo lançamento: Mitologia Criativa, quarto e último volume da coleção As Máscaras de Deus, obra consagrada de Joseph Campbell, na qual demonstra que a unidade da espécie humana não se evidencia apenas na esfera da biologia, mas também da sua história espiritual. O dilúvio, o roubo do fogo, nascimentos de mãe virgem, o herói ressuscitado, confrontos entre as forças da luz e das trevas são temas recorrentes em todas as culturas tradicionais. É deles que se nutre a renovação dos significados e propósitos da vida humana, e através deles, igualmente, as comunidades adquirem seu repertório de valores e sua capacidade de promover mudanças. Nas palavras do autor, “o mito é o sonho coletivo, ao passo que o sonho é o mito pessoal”. Neste volume, Joseph Campbell desenvolve as quatro funções básicas de toda mitologia, a saber: 1) despertar um sentimento de “espanto / maravilhamento” diante do mistério da existência; 2) oferecer uma cosmologia, uma imagem do universo compreensível apesar de sua infinitude temporal e espacial; 3) garantir uma ordem social a fim de integrar cada indivíduo em seu grupo de referência e 4) introduzir esse indivíduo nas realidades de sua própria psique, onde encontrará as vias de sua realização espiritual. A sociedade contemporânea, plural e individualista ao mesmo tempo, já não permite verdades universalmente aceitas, nem espaços cognitivos privilegiados – hoje as ciências dialogam com a literatura, a dança e a poesia. Desse diálogo, diz Campbell, emergirá a nova consciência que permitirá a cada um ser o centro criativo de autoridade para si próprio e, portanto, co-criador de novos mitos.

Ano de publicação:
1959


Edição em português:
Sim (link para o primeiro volume)

Indicado para:
Adolescentes e adultos

(Josephine Wall)


Encontre um lugar dentro de si onde ha alegria e a alegria expulsara a dor...

Joseph Campbell

(Josephine Wall)




Nenhum comentário:

Postar um comentário