30 de setembro de 2017

Livro do dia: O Enigma de Andromeda, Michael Crichton



Título:
O Enigma de Andromeda (The Andromeda Strain)

Autor:
Michael Crichton






Sinopse:

Michael Crichton é um dos escritores de maior poder no mercado de entretenimento mundial. Sua fórmula de sucesso está em trazer para o grande público, e sempre de maneira sedutora, os mais variados e complexos temas. Em O enigma de Andrômeda, ele propõe ao leitor uma instigante experiência: Como será nosso primeiro contato com seres extraterrestres? Que efeitos pode trazer para a humanidade? Enquanto a ficção popular imagina monstros verdes e gosmentos andando em discos voadores, Michael Crichton visualiza um cenário ainda mais assustador, em que microorganismos invisíveis do espaço provocam resultados devastadores em contato com humanos.

Estes microorganismos são trazidos à Terra através de uma experiência militar norte-americana, que tem o propósito de coletar quaisquer organismos, como bactérias, que pudessem existir no “espaço próximo”: a atmosfera. Vários satélites de coleta do ultra-secreto Projeto Scoop são lançados. Um deles, porém, após um problema de órbita, pousa numa área perto da cidade de Pedmont, no Arizona. Quando os pesquisadores chegam ao local, encontram a população totalmente dizimada por um organismo de contaminação aérea que mata instantaneamente.

Nesse ponto, entra em cena o projeto Wildfire, um laboratório secreto construído para analisar e conter a disseminação de organismos trazidos do espaço pelos satélites. Um pequeno time de cientistas é convocado para estudar o organismo, que recebe o nome-código de Variedade Andrômeda, e tomar decisões drásticas para evitar uma epidemia – incluindo o uso de armas nucleares. A situação, totalmente plausível e realista, mantém o leitor em tensão constante.

Ano de publicação:
1969



Edição em português:



Cinema/TV:
Sim, filme (1971) e uma minissérie mais recente (não assisti ainda).

Indicado para:
Adolescentes e adultos


29 de setembro de 2017

A difícil escolha da próxima leitura....












“Sabe aquela sensação de quando você começa a ler um livro novo antes que a membrana do anterior tenha se fechado? Você deixa o livro anterior para trás com idéias e temas - e até personagens - presos nas fibras de suas roupas, e quando você abre um novo livro eles ainda estão com você.”

Diane Setterfield, The Thirteenth Tale (trad. livre)

Livros e leitores: Susana Rodrigues




Livros são um narcótico.

Franz Kafka

A leitura na arte: Sally Swatland









“Os livros eram só um tipo de receptáculo onde armazenávamos muitas coisas que receávamos esquecer. Não há neles nada de mágico. A magia está apenas no que os livros dizem, no modo como confeccionavam um traje para nós a partir de retalhos do universo.”

Ray Bradbury, Farenheit 451

Livros e leitores: Milton Avery




“Eu amo livros. Adoro quando você anre um e mergulha nele, e assim pode fugir do mundo, para uma história que é muito mais interessante do que a sua jamais será.”

Elizabeth Scott (trad. livre)

A leitura na arte: Gabriel Mark Lipper




“Em minha mente, eu fugia para um livro. Era para lá que eu ia sempre que a vida real era muito dura ou muito inflexível.”

Neil Gaima (trad. livre)

Café com leitura: Jacqueline Tollet-Loeb



"Os livros em segunda mão são livros selvagens, livros sem abrigo. Reúnem-se em grandes bandos de penas tresmalhadas e têm um charme que falta aos volumes domesticados da biblioteca."

Virginia Woolf

A leitura na arte: Diyakonichyn Lev Fedorovich




Qual de nós nunca sentiu que a personagem que está lendo na página impressa é mais real do que a pessoa que está do nosso lado?

Cornelia Funke

A leitura na arte: Mary Bell Eastlake





“É isso que eu amo sobre a leitura: uma coisinha te chama a atenção em um livro, e aquela coisinha o levará a outro livro, e outra coisa lá o levará a um terceiro livro. É uma progressão geométrica sem fim, que existe só para a o nosso puro prazer.”

Mary Ann Shaffer, The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society (trad. livre)

A arte da capa: Dracula, Bram Stoker

Dracula, de Bram Stoker. As capas nem são tão interessantes assim, mas o melhor de todos os vampiros dispensa maiores apresentações, não é?




Boas leituras!

:-)

S.

Livro do dia: The V Girl, Mya Robarts



Título:
The V Girl

Autor:
Mya Robarts



Sinopse:

Em um mundo pós-apocalíptico, a escravidão sexual é legal. Lila Velez planeja seduzir seu único amigo antes que as tropas invadam a sua cidade e a levem embora. Lila não o ama, mas ele é o único que já demonstrou alguma afeição a ela, e ela está disposta a aceitar isso ao invés de amor.

O mecanismo que Lila usa para lidar com a morte da mãe é seu maior segredo. Um segredo que a aproximará de Aleksey Fürst, um estrangeiro do qual ela desconfia, por sua proximidade com as tropas. Ele oferece a Lila um plano alternativo de fuga, uma possibilidade que a aterroriza e a tenta ao mesmo tempo. 

Fonte: Goodreads (tradução condensada)

Ano de publicação:
2015

Edição em português:
Não

Indicado para:
Adolescentes e adultos


28 de setembro de 2017

A leitura na arte: Paul Maze




Me dê livros, vinho francês, fruta, bom tempo e um pouco de música ao ar livre tocada por alguém que não eu conheço.

John Keats

A leitura na arte: Chris van Dijk



“Não ligue para ela... Ela lê muitos livros.”

Jasper Fforde (trad. livre)

A leitura na arte: Antonio Diego Voci




A ficção é a arte e a arte é o triunfo sobre o caos... para celebrar um mundo que está espalhado em torno de nós como um sonho desconcertante e estupendo.

John Cheever

Livro de cabeceira: Timothy Karpinski




A ficção revela a verdade que a realidade esconde.

Jessamyn West

Livros e leitores: Marianna Sztyma






Vivemos e respiramos palavras. Foram os livros que me impediram de tirar minha própria vida depois que eu pensei que nunca poderia amar alguém, nunca seria amado por ninguém. Foram os livros que me fizeram sentir que talvez eu não estivesse completamente sozinho. Eles poderiam ser honestos comigo, e eu com eles. Lendo suas palavras, o que você escreveu, como você era solitária e, às vezes com medo, mas sempre valente, a sua maneira de ver o mundo, suas cores e texturas e sons, senti-me do jeito que você pensou, desejou, sentiu, sonhou. Eu senti que estava sonhando e pensando e sentindo com você. Sonhei o que você sonhava, quis o que você queria, e então eu percebi que realmente eu só queria você.

Cassandra Clare

Livros e leitores: Linda Apple





Passei por muita coisa na vida e agora penso que encontrei o que é necessário para a felicidade. Uma vida tranquila e isolada no campo, com a possibilidade de ser útil à gente para quem é fácil fazer o bem e que não está acostumada que o façam; depois trabalhar em algo que se espera ter alguma utilidade; depois descanso, natureza, livros, música, amor pelo próximo - essa é a minha idéia de felicidade. E depois, no topo de tudo isso, você como companheira, e filhos talvez - o que mais pode o coração de um homem desejar?

Leon Tolstoi

Materiais de leitura














“Livros são os melhores presentes porque contém mundos inteiros dentro deles. E é muito mais barato comprar um livro do que comprar o mundo inteiro!”

Neil Gaiman (trad. livre)