22 de outubro de 2017

Mini-resenha: Uccidi il Padre, Sandrone Dazieri

Meu italiano é coloquial, e sempre procuro estar lendo algo nessa língua para me aprimorar. Assim, prefiro livros com uma linguagem mais corrente, e que me divirtam. Os gialli (romances policiais) cumprem perfeitamente esse papel, e é um gênero em que os autores italianos são mestres. A morte de Giorgio Faletti deixou um vazio que Donato Carrisi acabou preenchendo, mas sempre estou em busca de novos autores. Agora acabo de descobrir Sandrone Dazieri.



Uccidi Il Padre (Mate o Pai) - título alternativo Uomo dei Silos (O Homem dos Silos), é o primeiro de uma série de thrillers psicológicos centrados em dois personagens extremamente interessantes e perfeitamente construídos - Colomba Caselli e Dante Torre. O livro foi traduzido em várias línguas, mas infelizmente ainda não em português. Vou traduzir a sinopse para vocês:

Um menino desaparece em um parque na periferia de Roma. Perto do último lugar em que a criança foi vista, a sua mãe é encontrada morta, decapitada. Os investigadores acreditam que o responsável seja o marido, que também teria assassinado o filho e escondido o corpo. Mas quando Colomba Caselli chega ao local do crime, percebe algo estranho. Colomba tem 30 anos, é bonita e atlética, mas fria. Estava de licença do trabalho depois de ter presenciado uma tragédia a qual não pode evitar. Contudo, não pode deixar de ser uma que é: uma policial, e das melhores. E o seu velho chefe sabe disso muito bem. Pede que ela auxilie no caso e a coloca em contato com Dante Torre,  também conhecido como o "homem dos silos", especialista em encontrar pessoas desaparecidas e em casos envolvendo abusos familiares. Dante é um gênio cujas capacidades dedutivas se igualam somente às suas fobias e paranóias. Quando menino, Dante foi sequestrado, e enquanto o mundo acreditava que estava morto, crescia preso dentro de um  silo, educado pelo seu único contato com o mundo, um homem que se fazia chamar de "pai". Agora, o pedido de Colomba o forçará a confrontar o seu pior pesadelo, porque no desaparecimento da criança, Dante reconhece sinais da participação do "pai". Porém, se isso é mesmo verdade, porque o seu carcereiro esperou tanto para escolher outra vítima? E será que Colomba pode confiar totalmente na intuição de seu aliado?

Fonte: ibs.it

Opinião?

Muito bom mesmo. Depois de um ou dois livros de autores italianos que me deixaram meio frustrada, confesso que estava cautelosa. O que chama a atenção são os dois personagens, Dante e Colomba. Especialmente Dante, com os traumas ocasionados pelo isolamento completo cárcere privado durante onze anos, cobrindo a sua infância a boa parte da adolescência. Fico curiosa em saber como o autor irá explorá-lo nos próximos livros da série, uma vez que deixou alguns fios soltos sobre o passado sombrio desse gênio perturbado.

Eu dei quatro estrelas no Goodreads - só não atribui a pontuação máxima por alguns detalhes na parte final do livro, sobre os quais não posso entrar em detalhes para não dar o famoso spoiler. E esse é um livro para ler sem spoilers, isso eu garanto.

O par Dante/Colomba se encontra novamente em L´Angelo (O Anjo), que será a minha próxima leitura em italiano.  Mas vou retomar minha leitura de um livro da Val McDermid (outro thriller) antes de enfrentá-lo.

Buone letture!

:-)

S.

(Colagem S.C. Zerbetto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário