30 de novembro de 2017
A arte da capa: Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings), J.R.R. Tolkien
Para mim, um dos melhores exemplos de que o ideal é ler a obra no idioma original. Em português, esse clássico me eu sono. Em inglês, eu não consegui largar. Trilogia O Senhor dos Anéis (The Lord of the Rings), J.R.R. Tolkien:
Boas leituras!
:-)
S.
Livro do dia: Jonathan Strange & Mr. Norrell, Susanna Clarke
Li esse livro logo após a publicação. Mal me lembro da trama, mas descobri que hoje é considerado um clássico da literatura gótica. Devo talvez adicionar à lista de releituras...
Título:
Jonathan Strange & Mr. Norrell
Autor:
Susanna Clarke
Sinopse:
A prática da magia foi considerada extinta da Inglaterra desde os tempos medievais do Rei Corvo. Em 1806, aqueles que se intitulam magos são apenas estudiosos da história da magia. Mas, um dia, dois desses magos teóricos resolvem investigar os motivos do desaparecimento da magia. E assim conhecem Mr. Norrell, um mago recluso que desafia a todos ao mostrar seus poderes. Para provar que a magia ainda existe, Mr. Norrell reúne os magos teóricos na catedral de York e faz com que as estátuas de pedra comecem a falar. Em troca de seu ato, exige a imediata dissolução da Sociedade de Magos. Agora com fama e poder, ele abandona a reclusão e vai para Londres, onde colabora com o governo no combate a Napoleão Bonaparte. Começa então a colocar em prática seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra. Tudo vai bem, até o momento em que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, mas acaba colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e à toda a Inglaterra. Tudo vai bem, até o momento em que seu discípulo, o arrogante e impetuoso Jonathan Strange, resolve se rebelar contra a visão restrita de Norrell sobre o lugar destinado à magia. Strange decide seguir seu próprio rumo como mago e resgatar os poderes do lendário Rei Corvo, mas acaba colocando em risco a si próprio, aos que o cercam e à toda a Inglaterra. Acontecimentos inusitados e personagens deste e do outro mundo, familiares e estranhos, atravessam o romance com uma boa dose de ironia e engenhosidade. Misturando ficção e fatos históricos, 'Jonathan Strange & Mr. Norrell' levou dez anos para ser escrito e foi baseado em uma extensa pesquisa da autora sobre a história da magia inglesa. Apelidado de 'Harry Potter para adultos', o livro combina a mitologia fantástica de J.R.R. Tolkien com a comédia de costumes de Jane Austen, de quem Clarke é admiradora confessa, e ainda acena ao romantismo, à observação social de Charles Dickens e à literatura gótica de Anne Radcliffe.
Ano de publicação:
2004
Edição em português:
Adaptações:
Série de TV (2015), que ainda não assisti.
Indicação:
Adolescentes e adultos
29 de novembro de 2017
28 de novembro de 2017
Livro do dia: A Morte do Caixeiro Viajante, Arthur Miller
Título:
A Morte do Caixeiro Viajante (Death of a Salesman)
Autor:
Arthur Miller
Sinopse:
'A Morte de Um Caixeiro-Viajante' conta a história de Willy Loman, um vendedor de sessenta e poucos anos que vê sua vida familiar e profissional sucumbir à revelia de sua ilusão de grandeza. Willy crê representar o típico herói do sonho americano, por mais que o relativo fracasso de sua vida deponha em contrário. A ambígua relação de dependência com o filho Biff, no qual projeta o sucesso que ele próprio gostaria de ter alcançado, é o principal conflito da trama.
Ano de publicação:
1949
Edição em português:
Adaptações:
Em se tratando de uma peça de teatro, existem diversas versões. No cinema, destaco o filme de 1951.
Indicação:
Adolescentes e adultos
25 de novembro de 2017
Livro do dia: O Corcunda de Notre Dame (Notre Dame de Paris)
Título:
O Corcunda de Notre Dame (Notre Dame de Paris)
Autor:
Victor Hugo
Sinopse:
Na Paris do século XV, a cigana Esmeralda dança em frente à catedral de Notre Dame. Ao redor da jovem e da igreja, dançam outros personagens inesquecíveis - como o cruel arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha reclusa Gudule e, claro, o disforme Quasímodo, o corcunda que cuida dos sinos da catedral. Com uma trama arrebatadora, que tem a cidade de Paris como bem mais do que um mero pano de fundo, Victor Hugo criou um dos grandes clássicos do romantismo francês, de leitura irresistível.
Ano de publicação:
1831
Edição em português:
Adaptações:
Inúmeras, entre filmes e animações.
Indicação:
Todas as idades
Assinar:
Postagens (Atom)