25 de março de 2016

Dica de leitura: Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, de John Berendt



Nāo é uma resenha, já que mal comecei a ler o livro ainda. Apenas uma sugestāo de leitura que promete see boa, para quem gosta do gênero, é claro. 



Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal, de John Berendt foi escolhido quase que por acaso para iniciar essa nova seçāo do meu blog.  O filme de mesmo nome, dirigido por Clint Eastwood,  sempre foi um dos meus favoritos, simplesmente delicioso de assistir, humor finíssimo, mistério. Já perdi a conta de quantas vezes eu assisti, mas esse é daqueles filmes nāo enjoam. Para quem ainda nāo teve esse prazer, fica mais essa dica.



Agora finalmente cheguei no livro. Vamos à sinopse:

Mais de 2,5 milhões de exemplares somente nos Estados Unidos. Nenhum outro livro, antes de "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal", de John Berendt, ficou tanto tempo na lista dos mais vendidos do New York Times. Coincidindo com a estréia no Brasil do filme de Clint Eastwood, com Kevin Spacey e John Cusack, baseado no romance, a Editora Objetiva relança este thriller, que transformou seu autor em um dos mais aclamados escritores americanos da atualidade e Savannah, a cidade elegante e decadente da Geórgia, onde se passa a obra, num roteiro cult percorrido por leitores de todo o mundo apaixonados pela envolvente história criada por Berendt.



"Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal" é a reconstrução como romance de um drama real - o julgamento de Jim Williams, antiquário famoso que matou seu assistente, o jovem Danny Hansford. Em torno desta trama - um assassinato com aspectos de paixão, violência e homossexualidade - Berendt criou um magnífico mosaico de personagens, misturando ficção a minuciosa reportagem. O escritor, que viveu oito anos em Savannah, faz do leitor um voyeur dos seus habitantes. Alguns exóticos, como a sedutora drag queen Lady Chablis, outros atraentes e humanos. Todos absolutamente fascinantes.



Pra falar a verdade, a história andava esquecida na minha cabeça até que a sugestāo pipocou em uma das páginas sobre leitura que sigo mo Facebook. Apesar do tamanho gigantesco da minha pilha de livros para ler, nāo pude resistir, e lá se foi mais este para o meu Kindle. 



A leitura já foi iniciada. A minha opiniāo sobre o livro vai vir na costumeira resenha ao final da leitura. Por ora, estou muito otimista. Se, em regra, o livro é melhor do que o filme, este promete ser espetacular.

Vamos ler comigo?

:-)

Boas leituras!

S.



Nenhum comentário:

Postar um comentário