(Edward Burne-Jones)
Título:
Possessão (Possession)
Autor:
A.S. Byatt
Sinopse:
A trama se passa na Inglaterra, em 1858. O poeta inglês Randolph Henry Ash escreve uma carta endereçada a uma mulher e, mais de cem anos depois, essas palavras propõem um novo enigma para um grupo de estudiosos: quem seria a destinatária de uma correspondência amorosa até então desconhecida? Em busca da verdade, inicia-se uma inflamada e apaixonante investigação que, em clima de thriller, torna-se aos poucos uma história surpreendente, repleta de conflitos intelectuais e afetivos, resultado da contaminação do presente pelas relações amorosas e pela poesia do passado.
Inscrevendo-se ao mesmo tempo na tradição de literatura policial inglesa e nas sofisticadas tendências intertextuais e metalingüísticas da ficção contemporânea, a escritora A. S. Byatt compõe neste livro uma intrigante narrativa onde se perdem os limites entre o verídico e o ficcional, entre a literatura e a teoria dos estudos literários.
(Edward Burne-Jones)
Ano de publicação:
Inglaterra, 1990
Língua original:
Inglês
Edição em português:
Sim (somente em sebos, edições esgotadas)
Cinema ou TV:
Uma adaptação para o cinema, infelizmente muito ruim. Foram alterados aspectos cruciais da história – nacionalidade de um dos personagens principais, por exemplo.
Indicado para:
Adultos
(Edward Burne-Jones)
“Há eventos que não deixam qualquer traço perceptível, coisas sobre as quais ninguém fala ou escreve, o que não significa que os acontecimentos subsequentes lhes são indiferentes e se passam como se não houvessem acontecido.”
“There are things that happen and leave no discernible trace, are not spoken or written of, though it would be very wrong to say that subsequent events go on indifferently, all the same, as though such things had never been.”
A.S. Byatt, Possessão (tradução livre S.C. Zerbetto)
(Edward Burne-Jones)
Nenhum comentário:
Postar um comentário