30 de setembro de 2017

Livro do dia: O Enigma de Andromeda, Michael Crichton



Título:
O Enigma de Andromeda (The Andromeda Strain)

Autor:
Michael Crichton






Sinopse:

Michael Crichton é um dos escritores de maior poder no mercado de entretenimento mundial. Sua fórmula de sucesso está em trazer para o grande público, e sempre de maneira sedutora, os mais variados e complexos temas. Em O enigma de Andrômeda, ele propõe ao leitor uma instigante experiência: Como será nosso primeiro contato com seres extraterrestres? Que efeitos pode trazer para a humanidade? Enquanto a ficção popular imagina monstros verdes e gosmentos andando em discos voadores, Michael Crichton visualiza um cenário ainda mais assustador, em que microorganismos invisíveis do espaço provocam resultados devastadores em contato com humanos.

Estes microorganismos são trazidos à Terra através de uma experiência militar norte-americana, que tem o propósito de coletar quaisquer organismos, como bactérias, que pudessem existir no “espaço próximo”: a atmosfera. Vários satélites de coleta do ultra-secreto Projeto Scoop são lançados. Um deles, porém, após um problema de órbita, pousa numa área perto da cidade de Pedmont, no Arizona. Quando os pesquisadores chegam ao local, encontram a população totalmente dizimada por um organismo de contaminação aérea que mata instantaneamente.

Nesse ponto, entra em cena o projeto Wildfire, um laboratório secreto construído para analisar e conter a disseminação de organismos trazidos do espaço pelos satélites. Um pequeno time de cientistas é convocado para estudar o organismo, que recebe o nome-código de Variedade Andrômeda, e tomar decisões drásticas para evitar uma epidemia – incluindo o uso de armas nucleares. A situação, totalmente plausível e realista, mantém o leitor em tensão constante.

Ano de publicação:
1969



Edição em português:



Cinema/TV:
Sim, filme (1971) e uma minissérie mais recente (não assisti ainda).

Indicado para:
Adolescentes e adultos


Nenhum comentário:

Postar um comentário