14 de janeiro de 2016

Para ler num dia de chuva



Ela voltou!

Após apenas um dia de ausência, aquela chuvinha lenta, preguiçosa, voltou a cair por aqui. Sei que muita gente reclama. Chuvinha chata, dizem. Jamais para mim. A razāo tem a ver com memórias agradáveis de infância, a maioria delas relacionada com a leitura. Para desespero  e consternação dos adultos à minha volta, uma das minhas diversōes favoritas era sentar-me em uma cadeirinha confortável no quintal com um livro embaixo de um guarda chuva...



E quais as melhores leituras para um dia chuvoso?

1. Qualquer romance gótico. Rebecca, de Daphne du Maurier e Jane Eyre, de Charlotte Brontë, encabeçam a minha lista de preferências. Ou, para quem nāo conhece ainda, os livros da escritora inglesa Victoria Holt. Sim, ela vai merecer um post específico por aqui um dia. 

2. Arthur Conan Doyle. Qualquer Sherlock Holmes é uma ótima pedida para um dia como hoje.

3. O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

4. Um thriller escandinavo, passado em uma cidadezinha obscura isolada pela neve do inverno. Uma delícia. O primeiro livro da trilogia Millenium, de Stieg Larson, é a escolha perfeita nessa categoria.uma

Ou entāo, faça o que eu fazia na minha infância e adolescência. Vá até a estante de um leitor inverterado,  ou à uma biblioteca na qual você possa vaguear entre as estantes e manusear os livros antes de escolher... (Aliás, nunca gostei de bibliotecas onde você nāo possa fazer isso, andar pelas estantes e escolher o que quer ler sem qualquer interferência.) Na falta de uma biblioteca onde você tenha liberdade, um sebo bem abarrotado e bagunçado. Nāo importa. Escolha um romance bem manuseado e empoeirado, algo bem vintage. E não ligue para os intelectuais chatos que porventura venham torcer o nariz para a sua escolha. A leitura é sua e de mais ninguém. 

Vai valer a pena!

Boas leituras!

:-)

S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário