(Colagem S.C. Zerbetto)
Boa tarde!
Já faz algum tempo que eu não trazia alguma reminiscência da minha vida de leitora...
Passei boa parte do ano de 1989 na Itália, fazendo a parte experimental da minha tese de mestrado pelo Instituto de Física da Unicamp. Para isso, fiz uma espécie de estágio em um dos laboratórios da célebre Università di Pisa. Acreditem, foi o ápice da minha antiga carreira de pesquisadora científica. Eu morava em um apartamento quase as margens do Rio Arno, na parte mais nova da cidade, longe do centro histórico, onde se situava a universidade e a famosa Piazza dei Miracoli. Todas as manhãs, ao invés de pegar o ônibus, eu gostava de caminhar até o trabalho. Como o caminho era longo, eu saia bem cedo. Caminhava até um calcadão que, seguindo reto, me levava à famosa torre. Meu laboratório ficava praticamente ao lado, em uma daquelas ruazinhas tortuosas que saem da piazza, e que, naquela época, eram solenemente ignoradas por 90% dos turistas.
No calçadão, eu passava sempre em frente à Libreria Fogola, sempre fechada naquela hora. Uma livraria pequena e bagunçada, mas extremamente simpática, com livros espalhados do chão ao teto. Como naquela época eu ainda não tinha muita fluência em italiano, era comum eu voltar lá na minha hora de almoço e procurar um livro para ler. Preferia obras com linguagem simples, fossem os autores italianos ou estrangeiros. Descobri muita coisa interessante fazendo isso.
Sempre me lembrei com saudades da pequena livraria. Nunca mais voltei a Pisa desde aquela época - eu sei, preciso voltar - e às vezes eu me pegava imaginando o que tinha acontecido com aquele calçadão, com aquele lugar. Até que 20 e tantos anos depois eu redescobri a Fogola, firme e forte, com uma página maravilhosa no Facebook, da qual eu sou uma das milhares de seguidoras.
Aliás, eu descobri a página por acaso. Era uma amiga minha que seguia e eu fui atrás, e levou um tempo até eu perceber que a livraria era a mesma. Muito legal!
São histórias como essas que eu cito quando vem algum chato criticar as redes sociais...
Leituras do momento: O Labirinto dos Espíritos, Carlos Ruiz Zafón e Il Cacciatore del Buio, Donato Carrisi.
Leiturinhas: Me animando novamente, mas não encontrei nada de empolgante ainda!
Boas leituras!
:-)
S.
(Colagem S.C. Zerbetto)





Nenhum comentário:
Postar um comentário