18 de janeiro de 2016

Stephen King, Novembro de 63




Sinopse:

A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque, mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão; deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível; entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado com consequências imprevisíveis.


A premissa do livro é fascinante e me lembro muito bem que, quando li, nāo conseguia mesmo largar. Leitor, esse livro vai prender você, e levá-lo a uma viagem fascinante e atterrorizante ao mesmo tempo. Nāo é o melhor de Stephen King, nāo atinge, na minha opiniāo, o nível de "O Iluminado" ou "A Dança da Morte", meus dois favoritos. Mas diverte. E muito. O mais interessante é que Stephen King consegue fazer isso - e vai aqui um pequeno e inofensivo (assim espero) spoiler - mantendo a versāo oficial do evento, sem inserir na trama nenhuma das várias teorias conspiratórias sobre o assassinato de Kennedy. Certamente porque o foco aqui sejam as viagens no tempo e incursões por universos paralelos do personagem principal, Jake Epping, um mundano professor de inglês. O escritor brinca com as teorias da física moderna que já sāo, há muito tempo, favoritas dos escritores de ficçāo científica: teoria da relatividade de Einstein, teoria do caos...

Portanto, aqui vai meu único aviso ao leitor: nāo espere mais uma versāo mirabolante do mais famoso assassinato do século XX. O livro é mais uma mescla de ficçāo científica e terror do que o relato de outra teoria conspiratória. Mas nem por isso menos interessante!



"Novembro de 63" seria meu livro favorito de King, sério candidato a livro de cabeceira se nāo fosse um detalhe. O final. Nāo posso sequer comentar muito aqui sem estragar alguma coisa, mas digamos que, na minha opiniāo, Stephen King poderia ter resolvido as coisas um pouco melhor, tanto no aspecto dramatico quanto no científico. E ziper na boca agora. Porém, é minha opinião apenas, muito pessoal. Leiam e me contem se concordam ou discordam.

Para encerrar, é claro que o livro vai virar filme, com James Franco no papel de Jake. O lançamento previsto para fevereiro. Gostei dos trailers, vamos ver na telona como se traduz mais essa história. 






Onde encontrar:


Boa leitura!

:-)

S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário