2 de agosto de 2017

Resenha: Il Maestro delle Ombre, Donato Carrisi



Mais uma das minhas leituras em italiano. Para quem gosta de ler nessa língua, novamente indico a Internet Bookshop Italia para comprar os livros em formato eletrônico, já que o custo do livro físico importado da Italia fica um absurdo. Você se cadastra no site, baixa o aplicativo do ereader e pronto. O preço sai por menos de 1/4 do livro físico (incluindo o frete). Vale a pena.



Agora ao assunto.

Donato Carrisi é para mim um mestre nas reviravoltas e tramas dentro de tramas dentro de tramas. Muito difícil tentar adivinhar o desfecho de um livro dele. Dessa vez, somente uma idéia muito fraca, quase que no meu subconsciente, intuiu a verdade.

Vou traduzir a sinopse do livro:

Uma tempestade sem precedentes de abate sobre a capital, com uma ferocidade nunca antes vista. Quando um raio atinge uma central elétrica, as autoridades não tem outra saída senão a impor um blackout total de 24 horas para reparar os danos. As sombras voltam a invadir Roma. Já se passaram cinco séculos desde a misteriosa bula papal de Leão X, segundo a qual Roma jamais deveria ser deixada no escuro. No caos e no pânico que se seguem, uma sombra mais escura do que qualquer outra se move silenciosa pela cidade, deixando uma trilha de mortes... e de pistas.  Pistas que somente Marcus, um caçador da escuridão treinado para reconhecer anomalias em cenas de crime, pode interpretar. Marcus é um padre que pertence a uma das ordens mais antigas e secretas da igreja, conhecida como o Tribunal das Almas. Mas o penitente perdeu sua arma mais preciosa: a memória. Dos seus últimos dias, não se recorda de nada, e isso dá ao assassino uma enorme vantagem. Somente Sandra Vega, ex fotógrafa da polícia científica, pode ajudá-lo na sua busca.  Sandra é a única que conhece o segredo de Marcus, mas já sofreu muitas perdas em sua vida para conseguir enfrentar o mal novamente. Entretanto, algo a impele a se envolver nessa investigação... Mas o por do sol se aproxima cada vez mais, e a escuridão é um limite além do qual existe apenas um abismo.


Trata-se do segundo livro do autor com os personagens de Marcus e Sandra Vega. O primeiro foi Il Tribunale delle Anime (O Tribunal das Almas) traduzido para o português. Achei melhor que o primeiro livro, que tinha um excesso de tramas paralelas e tramas dentro de tramas, uma característica do escritor, como mencionei. Esse é mais linear, embora hajam surpresas ao final de cada capítulo. O estilo é muito gostoso de ler, especialmente para quem tem o italiano como língua estrangeira. Frases curtas, vocabulário descomplicado. 

A história se passa durante essas 24 horas de duração do blackout, quase sempre na mais completa escuridão, no qual as pessoas tem que se adaptar a uma realidade quase que apocalíptica, sem nada que dependa de eletricidade. Difícil de ler em alguns momentos, mas não tanto como o livro que é considerado a melhor obra de Carrisi, Il Suggeritore (O Aliciador, disponível em português). 




Pareceu-me, apenas, que o autor levou um pouco ao exagero esse isolamento de Roma dessas 24 horas. Impossível que a cidade não tivesse apoio do resto da Italia para superar a crise, mas... o importante é que funciona para o enredo da obra. Marcus é sempre enigmático, com suas amnésias recorrentes e um passado do qual nada se lembra. Sandra, minha xará, é a personagem menos simpática para mim - mas tem lá suas razões de ser o que é.

É ler para crer.

O final... vou deixar o leitor julgar por si mesmo, pois até mesmo uma opinião mais elaborada por aqui pode ser vista como um spoiler.

Enfim, é difícil largar do livro depois de iniciado.

Como O Tribunal das Almas foi traduzido entre nós, tenho a esperança de que O Mestre das Sombras também o seja. Então, se você tem que esperar a tradução, minha sugestão é ler o primeiro livro enquanto o segundo não chega. Embora possa ser lido independentemente do primeiro da série, o leitor pode ficar perdido em um momento ou outro quando se menciona o passado dos personagens principais.

Boas leituras!

:-)


S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário