(Colagem S.C. Zerbetto)
Bom dia!
Triggers:
Situações particulares que podem ser perturbadoras para alguns leitores - variam de pessoa a pessoa. Alguém pode não suportar ler cenas de afogamento, por exemplo (não é o meu caso) - esse seria um trigger para ela. Odeio os meus, é claro. Desconheço se existe um termo parecido em português.
(Colagem S.C. Zerbetto)
Spoilers:
Esse termo já se popularizou tanto por aqui que dispensa maiores explicações. Não ligo mesmo, em livros ou filmes, sou tranquila a respeito disso, tanto é que às vezes esqueço e solto um ou outro. A exceção são os thrillers e nos policiais. Se alguém vier com um spoiler do livro do Donato Carrisi que estou lendo agora - Il Maestro delle Ombre - ou capaz de ter um treco...
Só que nas leiturinhas, preciso dos spoilers de vez em quando. No meu caso, elas tem um efeito terapêutico, são para relaxar, e não para perturbar. Geralmente as tags do Goodreads me salvam, quando começo a ler um romance, sei mais ou menos o que esperar, e na maioria das vezes sei quais livros evitar.
Ontem foi uma exceção à regra. Encontrei um dos meus triggers no finalzinho do livro. Se eu não tivesse uma razoável afeição pelo meu celular (estava lendo um ebook), o teria jogado longe. Entendo a razão, a menção do fato seria um spoiler que estragaria tudo para os leitores normais. Mesmo assim, foi perturbador, vou ter que compensar com uma leiturinha arrasadora hoje à noite para esquecer esse livro.
Coisas da vida de uma leitora excêntrica...
Boas leituras (sem spoilers... nem triggers!)
:-)
S.
(Colagem S.C. Zerbetto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário