13 de dezembro de 2015

Kate Morton, O Jardim Secreto de Eliza

"O Jardim Secreto de Eliza" é o título em português de mais um livro da escritora Kate Morton. Esse eu acabei de ler ontem. Depois de "The Lake House", parece que iniciei uma fase de leitura de livros dessa escritora. Fazer o que, ela me agrada! Não resisto ao clima gótico, à la Daphne du Maurier, das histórias dela. Segredos a serem desvendados, mistérios, e uma pitadinha só de romance, sem nunca ser açucarado. Até ajudou no clima o fato de que o livro estava perdido em casa, esquecido e todo empoeirado. Minha tosse alérgica nāo gostou muito, mas já a minha imaginação...




Bem, pelo menos vou falar de um livro que foi traduzido para o português, não é? Li no original, pelas razões que já expliquei nesse blog. Como o jardim secreto do livro, ele estava lá esquecido e abandonado, mofado e empoeirado, até que eu me lembrei dele e decidi continuar a leitura que havia abandonado, por alguma razão, a tempos atras. Acho que simplesmente esqueci dele. Azar o meu, pois o livro é muito bom, talvez o melhor dessa autora que eu tenha lido até agora. Daria um belo filme!



Segue a sinopse abaixo:

Em 1913, um navio chega à Austrália direto de Londres, trazendo com ele uma menina de quatro anos, absolutamente sozinha, sem um acompanhante adulto sequer. Com ela, apenas uma pequena mala com um livro de contos de fadas. O mistério de quem era a bela garota, que dizia não lembrar seu nome, e de como chegou ao porto, jamais foi desvendado...

A história alterna três períodos de tempo diferentes. O início do século dezenove, quando os eventos chave da história acontecem, desenvolvendo-se o drama da escritora de contos de fada Eliza, os anos 70, quando Nell, a menina mencionada na sinopse, já avó, desvenda parte do mistério, e os tempos atuais, quando a neta de Nell, Cassandra, continua a busca pelo passado perdido da avó. A trama cresce a medida em qie se avança no livro e as peças do quebra-cabeça vão se encaixando, os dramas de três admiráveis mulheres se desenvolvendo. Não dá para falar muito mais do que isso sem estragar. O jardim secreto do livro demora um pouco a aparecer e a fazer sentido, mas quando isso acontece, você simplesmente não consegue mais largar o livro. Tudo o que eu queria era um jardim secreto daqueles...  Uma história muito bonita.

Recomendo!

Bem, agora vou tentar mudar de gênero, deixando um pouco de lado meus jardins secretos, casas escondidas, cartas e diários guardados, crianças desaparecidas e segredos de família. Se eu conseguir...

Até a próxima dica!

:-)

Sandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário