7 de dezembro de 2015

Triggers & Spoilers

Se você pertence ao mundo dos leitores quase fanáticos.como eu, então já deve ter ouvido pelo menos um desses termos. Desconheço termos em português equivalentes que, para mim, segam tão claros expressivos expressivos quanto essas palavras originais. Peço, portanto, licença aos puristas da língua para continuar continuar empregando essas palavras em inglês.

Spoiler vem de to spoil, que significa estragar, atrapalhar. É quando aquele chato (para alguns) droga e conta o fim do livro que você esta lendo ou do filme que vai assistir. Ou então guando guando revela um detalhe da trama, mais ou menos importante.  que deveria ser descoberto pelo leitor. Noventa e nove por unho unto dos leitores odeiam os spoilers. Confesso que faço parte dessa maioria somente quando a obra que estou lendo é um thriller ou um romance policial. Em suma quando há algum mistério intrigante a ser resolvido. Caso contrario Caso contrário, eu até que gosto dos spoilers, e até os procuro (obrigada Goodreads, minha melhor fonte!). A razão é que, como como quase todo leitor que se preze, u tenho os meus triggers

Trigger significa, bem ao pé da letra, gatilho.  Quem nunca antes se deparou com uma passagem que nos fez querer, literalmente, jogar o livro bem longe? Às vezes o mal estar é tão grande que até paramos de ler a obra. O fato é que um trigger de verdade dá uma tremenda sensação desagradável. No início da minha vida de leitora, ainda na infância, u não tolerava finais infelizes, por exemplo. Foi o meu grande trigger durante muito tempo, até u aprender a tolerá-los, já que, afinal das contas, o final feliz só depende de onde o escritor decide parar a historia (afrase, alias, não é minha, li em algum lugar e achei sensacional). É claro que triggers variam muito de leitor para leitor, e sem dúvida revelam facetas ocultas da nossa personalidade... Razão pela qual não vou publicar a lista dos meus triggers aqui, com exceção de de um já superado. Basta dizer que, um ou outro, todo todo mundo tem. E se acha que não tem, provavelmente ainda não leu o suficiente para descobrir.

Odeio os meus triggers, razão pela qual amo os spoilers que que me mantem longe deles. Nos últimos anos, o foco da leitura mudou para mim. Perdoem-me os intelectuais de plantão, mas hoje leio sobretudo para me divertir, para escapar para outras realidades mais interessantes para mim. Já li a minha cota de clássicos, já passei por todos os livros-cabeça da minha geração.  Hoje só vou atrás daquilo que que tem potencial para para me entreter, seja a obra escrita por um Nobel de literatura, seja a obra uma fan fictíon que virou best-seller (aliás, sobre o interessante universo das fanfics, aguarde artigo em breve). Logo, não quero que nada estrague o meu divertimento. afinal há fanhos livros esperando para ser lidos... sem triggers!

E você? O que o faz querer jogar um livro na parede? Gostaria de saber disso antes? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário